CPW

 
 
You are here:: Exposições Especializadas As Exposições e os Títulos!
 
 

As Exposições e os Títulos!

E-mail Imprimir PDF

Para o seu cão participar de uma exposição de cães basta apenas que ele tenha o pedigree da CBKC – FCI, idade a partir de 4 meses completos, e estar em boas condições de saúde e trato. Para participar, o proprietário pode entrar em pista com seu cão, ou contratar um profissional, para que prepare sua pelagem e o acostume a ficar na posição de stay em cima da mesa, e dar uma volta, caminhar do seu lado esquerdo junto ao condutor, com guia, pela pista, para o juiz possa ver o desenvolvimento do andar do cão, também notar seu temperamento, atenção e comportamento durante sua apresentação.
Os cães são inicialmente julgados em pista divididos por raça, sexo e idade.
Quanto a idade, são divididos em Classes:

- Classe Inicial - cães de quatro meses e um dia a seis meses de idade; Competem ao título de Campeão Inicial;
- Classe Filhote - cães de seis meses e um dia a nove meses de idade; Competem ao título de Campeão Filhote;
- Classe Jovem - cães de nove meses e um dia a quinze meses; Competem ao título de Campeão Jovem;
- Classe Aberta - destinada a cães com mais de quinze meses e um dia; Competem ao título de Campeão;
- Classe Campeonato – destinada a cães que já possuem título de Campeão;
- Classe Grande Campeonato - destinada a cães que já possuem título de Grande Campeão.

Os melhores machos de cada Classe disputam entre si para concorreram ao título de ‘Melhor Macho’, e o mesmo ocorre com as fêmeas, para disputa da ‘Melhor Fêmea’.
O Macho vencedor disputa então com a Fêmea vencedora, para disputar o título de ‘Melhor Cão da raça West Highland White Terrier’, o vencedor da raça segue para disputar o grupo, no caso dos Westies, o grupo 3 – Terriers, e os vencedores dos grupos seguem para disputar o Best in Show da exposição.
Paralelamente à escolha dos vencedores, os cães concorrem a 'certificados' para obtenção de títulos como 'Campeão', 'Grande Campeão', etc. Não é obrigatório que o juiz conceda certificados em cada exposição, mesmo que apenas um cão esteja participando, pois um cão só recebe ‘certificados’ deste que tenho obtido qualificação máxima, excelente.
É a partir da obtenção destes certificados que os cães podem obter Títulos de beleza, sempre que respeitando o regulamento e homologados pelo CBKC.
Os títulos permitem saber que o criador está interessado em algo mais que procriar cães, mostra seu interesse no aprimoramento da raça, em estar utilizando na criação cães que ele se preocupa em serem avaliados por juízes, que quando de boa qualidade terão isto comprovado através dos títulos recebidos.
Ver campeões em algumas gerações passadas de seu cão, como apenas os avós e bisavós não irão representar muito sobre um criador, apenas o fato de que ele não tem colocado em exposição seus animais mais novos. Mas saber que os pais do cãozinho são campeões aumenta suas chances de adquirir um cão que, quando adulto, será um típico exemplar da raça.

 
 
 
 
casus telefon
casus teleon
casus telefon